domingo, 10 de março de 2013

Apresentação


Quantas pessoas você conhece, em qualquer idade, que não são dependentes de pelo menos um tipo de medicamento?

Na sociedade conturbada em que vivemos a combinação de estresses físicos (alimentação errônea, vida sedentária, ambiente poluído........) e emocionais (competição no trabalho, dificuldades de comunicação com nossos pares, crise do núcleo familiar, etc) é fatal para abaixar nossa imunidade e nos deixar vulneráveis a todo tipo de males.

O resultado é que a maioria das pessoas caminha no limite de suas energias e qualquer evento a mais que tenham que enfrentar – seja uma mudança no clima ou desentendimento com alguém que se ama – as joga diretamente dentro de uma crise na saúde. Quase todos, hoje em dia, vivem às voltas com médicos, remédios, exames sem fim........e, ainda assim, constantemente adoecendo novamente.

Quando procuramos a solução para todos os nossos males físicos na medicina alopática, o que acontece geralmente é que, ao curar um sintoma, criamos outros – seja a curto ou a longo prazo. Todos os medicamentos farmacêuticos e outras práticas da medicina ortodoxa têm efeitos colaterais, na maior parte das vezes muito maiores do que imaginamos, e provocam o que se chama de doença iatrogênica, ou seja, causada por tratamentos médicos. Muitas das doenças “novas” que vemos hoje em dia e que a medicina diz não saber a causa são, na verdade, iatrogenias.

O modelo médico vigente apresenta uma visão de corpo e saúde extremamente fragmentada e reducionista. Precisamos mudar este paradigma e enxergar o ser humano como ele realmente é, uma integração de corpo, mente, energia, emoções....... todos esses fatores interferem na saúde do corpo.

A boa notícia é que é possível recobrar nosso equilíbrio de forma natural, voltar para o próprio centro, e viver uma vida com mais saúde, bem estar, satisfação.......Mas para isso é necessário que haja um esforço, uma busca ativa de recuperar o controle sobre nosso corpo, nossas emoções, nossa mente. Aprendemos desde sempre a ser “pacientes”, no que se refere à nossa saúde. Precisamos agora aprender a ser AGENTES da nossa saúde.

 É isso o que eu gostaria de compartilhar com você aqui: que há caminhos de retorno à saúde e que para isso é fundamental que você assuma essa responsabilidade – encontrar o SEU caminho e, principalmente, ...........caminhar!

Neste blog compartilho com vocês os caminhos que tenho percorrido em busca da saúde e da cura em todos os níveis do Ser. Postarei artigos, textos e notícias que irão proporcionar reflexões sobre a sua visão do corpo humano e o seu conceito de saúde. Desejo que ele possa inspirar a todos a terem uma vida plena de saúde, vitalidade e bem estar.

Um abraço carinhoso,

Luciana Valentim 

Nenhum comentário:

Postar um comentário