segunda-feira, 1 de abril de 2013

Como usar magnésio?

Olá pessoal, atendendo a pedidos, vou dar mais detalhes a vocês sobre como fazer a suplementação com magnésio.

O primeiro ponto a observar é o tipo de magnésio que vocês devem usar. Existem vários compostos com este elemento mas o mais recomendado é o CLORETO DE MAGNÉSIO, porque o nosso corpo o absorve e utiliza com muito mais facilidade que os outros compostos.

A suplementação pode ser feita via oral ou transdérmica. Nós no IMVA recomendamos as duas vias, mas privilegiando sempre a via transdérmica - vocês já vão entender por que.

O produto que nós usamos e recomendamos é este aqui:



Apesar de ser chamado de "óleo de magnésio", por causa de sua consistencia oleosa, ele não é um óleo, mas um concentrado de água do mar, vindo de um depósito subterraneo, onde a água do mar ficou presa por milhões de anos. É um líquido riquíssimo em magnésio e o produto mais puro que já encontramos. Utilizamos vários outros antes, mas este supera todos os outros em qualidade e pureza.

A maneira de utilizar é passando este "óleo" por todo o corpo, ou na maior área possível. O efeito dele é tanto local (por exemplo, se há dor no local ele vai combater) quanto sistemico - os seus níveis de magnésio em todas as células irão aumentar, trazendo benefícios para sua saúde como um todo. Pode ser aplicado em qualquer horário e você deve ficar o tempo mínimo de 30 minutos com ele no corpo - depois disso, se necessário, pode enxaguar. Mas não há tempo máximo,  e o enxague não é obrigatório - você pode até dormir com ele no corpo se quiser, pode sair, pegar sol....nenhum problema, depende só do seu conforto. (eu por exemplo acho "melado" demais para dormir, mas conheço várias pessoas que gostam de dormir com ele, faz com que elas acordem se sentindo bem.......)

Ele pode causar algum desconforto em peles mais sensíveis, o que não é nenhum problema mas pode incomodar - pode esquentar e coçar...... Neste caso, separe um pouco do óleo em um recipiente à parte e dilua com água pura, até chegar numa concentração que seja confortável para a sua pele. Para você ter uma referência, para uso em crianças em geral fazemos uma diluição de 50% - metade deste óleo, metade de água (lembre-se: não é exatamente um óleo, por isso dá para diluir em água). Com o uso contínuo a sua pele vai se acostumando e depois de algum tempo você vai conseguir usar sem diluição.

Usar o magnésio pela pele tem várias vantagens em relação ao seu uso oral:

- permite que altos níveis de magnésio cheguem diretamente ao nível celular sem atravessar o sistema digestivo, evita impacto no sistema digestivo e nos rins.

- o magnésio tem um efeito laxante, de forma que o uso oral é sempre limitado por este fator - a quantidade que você pode ingerir diariamente, sem provocar diarréia, é pequena. Através da pele conseguimos absorver uma quantidade muito maior. Por isso, de acordo com o  Dr. Normam Shealey, Ph.D, a suplementação oral leva de 6 a 12 meses (dependendo do quanto a pessoa está deficiente) para restaurar os níveis intracelulares, enquanto o uso pela pele faz essa restauração em cerca de 2 meses ou menos.

- quando utilizado pela pele o cloreto de magnésio reage com a gordura corporal aumentando naturalmente os níveis de DHEA, o chamado “hormônio mestre”, cujos níveis baixos estão associados ao processo de envelhecimento. Essa formação do DHEA não acontece com a suplementação oral, pois depende da reação com a gordura corporal.

Há outros produtos de magnésio para uso transdermico, desta mesma companhia, que também são muito bons. Aqui em casa usamos todos eles:



Este acima é o gel de magnésio. Tem uma concentração de magnésio um pouco menor do que o óleo, mas também é muito bom. Para fazer massagens, uma combinação deste gel e do óleo dá a consistência perfeita. (Aliás, massagens de magnésio são uma das terapias super recomendadas por Dr. Sircus, e ele próprio recebe uma todos os dias!)

Esses produtos maravilhosos você pode comprar aqui: http://www.ancient-minerals.com/ É uma empresa americana, mas envia para o Brasil sem problemas. Compramos sempre com eles, há vários anos. A compra mais vantajosa, para você economizar no frete, é pedir dois desses potes maiores (que têm 1,89 litros) de uma vez. Sai bem mais barato comprar este grande do que os pequenos e o preço do frete de dois é o mesmo do que de um, de forma que é muito mais vantagem comprar dois de uma vez. (O frete para dois desses grandes sai por 70 dólares - e ainda dá para acrescentar na embalagem, pelo mesmo preço do frete, um vidro de Nascente Iodine - outra maravilha da qual falarei em breve aqui. Estamos sempre encomendando desta forma, dois meio galões e um iodine, para aproveitar melhor o frete)

Para apenas uma pessoa usando, considerando o uso diário, um meio galão dura de 2 a 3 meses, dependendo de quanto a pessoa usa em cada aplicação. De forma que comprando 2 meio galões, você tem estoque para seis meses! A não ser que você, assim como nós aqui em casa, se torne um "magnesium freak" (louco por magnésio) e saia distribuindo o seu magnésio para parentes, amigos e vizinhos......neste caso vai acabar bem mais rápido! (mas tem a compensação de ver as pessoas à sua volta melhorando de suas mazelas.......não tem preço!)

Infelizmente ainda não temos no Brasil um produto semelhante a esse (ainda, porque o IMVA está trabalhando nesse sentido), mas se você não tem condições de comprar lá de fora, há uma alternativa - fazer   a sua própria loção de magnésio usando o magnésio em pó que se compra nas farmácias aqui no Brasil. Em qualquer farmácia costuma ter - peça por cloreto de magnésio em pó. Serve de qualquer marca, e em geral se vende em porções de 33 gramas - porque a venda é para uso oral, e esta é a quantidade recomendada para diluir num litro dágua, para ingerir. Porém neste caso você vai comprar uns 5 a 6 potinhos desses de 33 gramas e diluir em apenas 1 copo de água. Dissolva todo o pó e presto! você tem uma loção de magnésio genérica...... É claro que ela não vai ficar com a mesma concentração de magnesio dos produtos do Ancient Minerals, e nem tem a mesma pureza, mas vale e muito usar. Você já vai usufruir de muitos beneficios, mesmo com essa loção de concentração menor. (No entanto, se você for colocar na ponta do lápis, vale o investimento no Ancient Minerals, pois, apesar desse magnesio na farmacia ser bem baratinho, ele não rende muito, ao passo que os produtos dos Ancient Minerals rendem bastante).

Bem, por hoje é isso, na próxima falaremos mais sobre o uso oral do magnésio.

Luciana Valentim - Terapeuta Holística e membro do International Medical Veritas Association (IMVA








13 comentários:

  1. Fantástico, adorei a postagem, beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Estou c dificuldade de comprar o produto indicado. Qual prazo p entrega? Não fica preso ao entrar no Brasil? Lana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saiba como prepará-lo: http://estaoteenvenenando.blogspot.com.br/2015/09/como-preparar-o-oleo-de-magnesio-para-o.html

      Excluir
  3. Luciana:
    Faz um mês que estou usando o oleo de magnesio. Ele deixava a pele umida. Agora, de uns dias para cá quando passo o oleo, ele seca e fica aquele sal sobre a pele, parecendo um pó branco. É normal isso.
    Grato.
    Eduardo de sumaré
    balued@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Luciana:
    Faz um mês que estou usando o oleo de magnesio. Ele deixava a pele umida. Agora, de uns dias para cá quando passo o oleo, ele seca e fica aquele sal sobre a pele, parecendo um pó branco. É normal isso.
    Grato.
    Eduardo de sumaré
    balued@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como está sendo a experiência de usar esse óleo? vc já tinha alguma doença?

      Excluir
  5. Olá! Gostaria de saber a validade do óleo feito com água alcalina, e se deve guardar na geladeira. Ele dura mais com água destilada?
    Uma vez fiz bem diluído e apareceram esporos.
    Tem uma quantidade mínima para passar no corpo todos os dias?Uma colher de sopa.., ainda não achei essa informação
    Adorei as informações,obrigada!!

    ResponderExcluir
  6. se eu aplicar o óleo, digamos, no ventre, esse magnésio se espalhará por todo o corpo, ou ficará restrito àquela área?

    ResponderExcluir
  7. se eu aplicar o óleo, digamos, no ventre, esse magnésio se espalhará por todo o corpo, ou ficará restrito àquela área?

    ResponderExcluir
  8. Olá gostaria de saber se este produto pode ser consumido oralmente ,pois vem em flocos ,e não tem nada escrito si é cloreto de magnésio PA
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  9. Olá, tenho artrite e passo o magnésio todos os dias, às vezes,2, 3 ,4 x, alivia muito, mas minha pele está ficando super seca com umas bolinhas, tipo alergia e muito delicada. O que devo fazer? passo hidratante também, mas não está funcionando, está super áspera.... =( Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tenho artrite e passo o magnésio todos os dias, às vezes,2, 3 ,4 x, alivia muito, mas minha pele está ficando super seca com umas bolinhas, tipo alergia e muito delicada. O que devo fazer? passo hidratante também, mas não está funcionando, está super áspera.... =( Obrigada!

    ResponderExcluir

  11. Eu uso oleo de magnesio e so tenho e satisfacao.Se alguem a quiser mais informacoes,acessem meu email.

    ResponderExcluir